quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

1985 e a Ecologia

Hoje o tema ecologia é absolutamente recorrente. Mas o que dizer de alguém que há mais de 25 anos tratava a matéria de forma habitual? Esse é o nome que se dá aos visionários. Esse é o nome que tem que ser dar a Souza Pepeu. Com toda a celeuma envolvendo Serra dos Cavalos em Caruaru, há que se conferir reportagem do mesmo publicada no Jornal do Commercio no distante (ainda mais com o advento da internet) 17 de abril de 1985:

"Os ativistas ecológicos costumam repetir que o homem vem desobedecendo às leis da natureza e se continuar a fazê-lo encontrará proximamente tão grandes dificuldades que jamais conseguirá vencê-las.
Em Pernambuco, Caruaru, ao criar uma reserva ecológica em terras da Serra dos Cavalos ficará como testemunha do que existiu no passado e que o homem como grande predador, destruiu ao longo de sua vida.
Com exceção de pontos como a Fazenda Caruaru, em Serra dos Cavalos a vegetação de tempo presente em toda área do denominado polígno das secas é raquitica. O ecológo brasileiro Vasconcelos Sobrinho diz que "além de exceção a área da Fazenda Caruaru com a vegetação atual é relíquia. "
Não é difícil concluir que dois terços de todo o território nordestino possui um clima bem diferente do que experimentamos hoje. O cientistam Vascocelos Sobrinho vem chamando a atenção para o deserto em que o Nordeste vêm aceleradamente se transformando.
A reserva florestal da Fazenda Caruaru conta com uma variedade de espécies diferentes de árvores no seu belo e rico conjunto, que sobrevivem em clima frio, em regiões dos Estados Unidos e Europa. Uma especie de pinheiro identificada nas terras da Fazenda Caruaru conhecida cientificamente como BODOCARPOS existe (ou sobrevive?) há cinco mil anos no planeta terra.
A preservação da área (são 354 hectares ao todo, dos quais 238 são floresta) poderá propiciar ao homem do futuro o caminho para estudo de espécie de valor genético e social imprescindiíveis no campo da reprodução e na preparação de novos medicamentos.
Como negar que o "Parque Ecológico Municipal Professor Vasconcelos Sobrinho" será um patrimônio de todos os habitantes de Caruaru e dos Brasileiros?
A Câmara de Vereadores de Caruaru discutiu e aprovou a mensagem do prefeito José Queiroz que solicita autorização do legislativo para conveniar com a Universidade Federal de Pernambuco tendo por objetivo a instalação de uma estação ecológica no Município de Caruaru, em Serra dos Cavalos.
O funcionamento efetivo do "Parque Ecológico Municipal Professor Vasconcelos Sobrinho" (consolidando o projeto de lei de nossa autoria, aprovado em maio de 1983 e sancionado pelo Executivo como lei que tomou o número de 2.796) protejerá os recursos naturais existentes na Fazenda Caruaru. E resguardará a vegetação do tipo climático úmido seco, a fauna e árvores raras no Nordeste com destinação científica-econômica compatível com a reserva ecológica.
Tudo, mas tudo mesmo, para conhecimento das gerações futuras.
Autor:Souza Pepeu
Fonte: JC, 17 de abril de 1985
A minha pergunta: poderia um texto ecológico ser mais atual? A foto é, realmente, de Serra dos Cavalos em Caruaru, Pernambuco.